Desde pequena sou acostumada a sentar diante da mesa, com minha mãe e meu padrasto. Há pouco tempo foi colocada uma televisão ao lado da mesa, o que causou muita discussão. Meu padrasto passa o dia vendo tv, inclusive durante as refeições. Esse fato nos faz diminuir cada vez mais a conversa.
Pela manhã, não temos o costume de tomar café juntos, minha mãe acorda e sai para trabalhar. Meu padrasto só acorda ao meio dia, então não me alimento tão bem pela manhã. Na hora do almoço, vou para casa da minha avó, almoço sozinha, mas me alimento saudavelmente.
A parte do jantar é o único momento em que sento com minha família, mas, como de costume, a tv continua ligada. A noite as comidas saudáveis não existem, normalmente comemos xis, pizza e comidas pesadas. O ato de sentar a mesa é um momento muito especial para mim, torna-se engraçado pelo silêncio, porém acolhedor pelos nossos sorrisos um para o outro.
Minha família sempre teve o costume de exagerar nas quantidades. Qualquer comida sempre tem um acompanhamento e sobremesa. As panelas parecem para um batalhão e sobrar comida é normal. Reaproveitarmos comida faz parte do cotidiano, minha mãe tem o dom de fazer diversos pratos com uma comida só. Aprendi o reaproveitamento com minha família e devo tudo aos momentos alegres que a mesa me dá !
Nenhum comentário:
Postar um comentário