Ao longo do tempo é entregue a medalha Machado de Assis a pessoas que realmente mereçam, de acordo com seus méritos. Mérito no dicionário nada mais é do que merecimento. Meritocracia é dar a cada um conforme suas obras. Porém, há pouco tempo, Ronaldinho Gaúcho foi lisonjeado com esse prêmio. Entretanto quando ele fez alguma coisa que realmente desse orgulho para a língua Portuguesa?
Com certeza está havendo uma certa troca de significados pois, para darem um prêmio desse porte para alguém que nunca fez nada para merecê-lo, o critério demérito foi usado. Esse ato desencoraja escritores e pensadores que gostam da língua Portuguesa e que se esforçam para ganhar algum tipo de reconhecimento.
Esse prêmio deveria ser baseado na meritocracia e não no demérito de certos cidadãos. É inaceitável que professores e cientistas que anonimamente mudam nossa forma de pensar e que estudam cada dia mais nunca tenham a oportunidade de um reconhecimento digno. Afinal, esse prêmio continua sendo importante para algumas pessoas.
A esperança de um Brasil é totalmente inatingível quando situações como essa continuam acontecendo. Para um país digno, primeiramente temos que descobrir e reconhecer os verdadeiros artistas da nossa sociedade e deixar bem claro que mérito e demérito são antônimos e não sinônimos.